Radiohead no Brasil

Edgard conversa com Thom Yorke e Ed O'Brien, do Radiohead

Avesso a entrevistas, Thom Yorke raramente é visto batendo papo com alguém na TV. Especialmente rindo em sorriso escancarado e despojado como nesta entrevista com Edgard.

Prefere recusar a postura de rockstar e o assédio da mídia, indo na contramão do culto às celebridades e deixando o vento o soprar a favor de coisas que realmente importam: equilíbrio, consciência ambiental e, fazendo jus à profissão, boa música, muito boa música.

É mais ou menos nessa linha que segue o papo dele e do guitarrista do Radiohead, Ed O´Brien, com Edgard. É a primeira vez que Thom Yorke dá uma entrevista na televisão brasileira. Sorte do Edgard, que esteve com os caras ao vivo, e sua, que vai poder conferir tudo aqui. Leia abaixo e deixe seu comentário sobre esse momento histórico, que é a primeira vez do Radiohead no Brasil.

Como tem sido essa 1ª turnê na América Latina? Algumas surpresas?
Thom: "Surprises? Ed fala das surprises".

Ed: "Surpresa é estarmos aqui. Faz muito tempo que queremos vir e por algum motivo demorou muito pra gente estar aqui. É algo com que sonhamos fazer faz muito tempo. É incrível pra gente".

Setlist: músicas novas vs clássicos
Thom: "Vamos com o que estamos sentindo. Não nos preocupamos muito com isso. Com um público grande, a maioria dos shows é grande. Não sei quantas mil pessoas. Vamos tocar algumas antigas, mas vamos tocar algumas do In Rainbows".

Ed: "Arppeg foi muito bem recebida, There There também. Começamos a turne no México e o CD nem foi lançado nas lojas lá. E todo mundo parecia saber, parece que a internet está cumprindo sua função".

Thom gosta de "Videotape" (do mais novo álbum, In Rainbows)
Thom: "Eu gosto de Videotape porque foi muito difícil de fazer. Eles tiveram que me retirar do estúdio pra música acontecer, por isso eu gosto", brinca.

Sistema de luz econômico
Thom: "Temos um cara chamado Andy Watson, que trabalha com a gente desde 1993. Ele é o nosso cara. Dessa vez pedimos para ele desenvolver um sistema de luz econômico. O sistema que você verá usa 30% da energia usada em luzes convencionais. Coincidiu com uma nova tecnologia".

No show, o Radiohead mixa músicas em português. Como isso acontece?
Thom: "Durante National Anthem sempre usamos o radio aleatoriamente. Às vezes, nos EUA, sintonizamos uma música country terrível. Temos que aceitar. Meu Deus! Tarde demais! É o destino. O que estiver tocando no rádio. Sintonizamos quatro estações. O que estiver tocando entra".

Sala de meditação
Thom: "Serve para esvaziar a mente de tudo que está acontecendo, para não levar essas coisas para o palco. É o oposto do que faz o Michael Stripe. Quando estávamos em turnê com o REM, ele não se preocupava em aquece a voz, nada. Eu tentei fazer isso e descobri que tinha que fazer o oposto".

Kraftwerk
Ed: "Eles são monstros, sao muito importantes na história da música. Na primeira noite, na Cidade do México, a gente mal acreditava. Quando ouço 'The Model' parece que tenho 14 anos e estou na escola. Aqui estamos, muitos anos depois no mesmo palco. É um sonho".

Thom: "Saímos com eles uma noite dessas e ficamos conversando, sobre equipamento, e como gravaram discos, trocamos ideias sobre como funcionam nossos estúdios. É ótimo!".

Timidez / Assédio da mídia
Thom: "Para mim, é um conflito quando estou numa praia no Rio e alguém tira uma foto minha. Com meu corpo branquelo horroroso! Fora isso, não me incomoda. Isso é difícil, acho complicado. Fico querendo sossego".

Veja o vídeo com a entrevista no site do Multishow.

RADIOHEAD CD's & MP3's: BuscaPéMercadoLivreAmazonInsound7digital

Nenhum comentário: